Servidores ganham ponto facultativo em Betim nesta segunda

O ponto facultativo em Betim foi oficializado nesta quinta-feira (25) pelo prefeito Heron Guimarães, que anunciou a medida nas redes sociais antes mesmo da publicação do decreto no Órgão Oficial do Município. A decisão garante que os servidores municipais possam acompanhar o jogo do Brasil na Copa do Mundo FIFA 2026, marcado para as 14h da próxima segunda-feira (29). Portanto, toda a administração pública municipal terá o dia inteiro de folga.
Além disso, a medida surpreendeu positivamente o funcionalismo. Até então, a Prefeitura de Betim previa apenas meio expediente, com atendimentos até o meio-dia. Diante dos pedidos dos servidores, no entanto, Heron Guimarães optou por ampliar a dispensa para o dia completo. Dessa forma, o município se une a diversas cidades brasileiras que adotaram postura semelhante nos dias de jogos da Seleção.
A publicação do prefeito rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais, reunindo manifestações favoráveis de moradores e servidores. “A segunda-feira será ponto facultativo! Claro que os serviços essenciais da Prefeitura continuam funcionando normalmente para garantir o atendimento à população. Mas o funcionalismo que estiver de folga vai poder acompanhar o jogo no conforto de casa e torcer pelo nosso Brasil!”, publicou o prefeito.
O que fecha com o ponto facultativo em Betim

Com o ponto facultativo em Betim, todos os órgãos da administração municipal permanecerão fechados durante todo o dia 29. Por isso, serviços como emissão de IPTU, atendimento tributário e demais atividades presenciais das secretarias municipais só voltam ao normal na terça-feira (30).
Vale destacar que a medida não afeta apenas os servidores em regime de escala. Consequentemente, qualquer cidadão que precisar de atendimento administrativo deverá planejar sua visita para outro dia. Nesse contexto, a Prefeitura orienta que demandas urgentes sejam resolvidas ainda na sexta-feira (27), aproveitando o expediente normal antes do feriado de fim de semana.
Saúde funciona em horário reduzido
Na área da saúde, o decreto municipal estabelece funcionamento especial até as 11h. Sendo assim, diversas unidades atenderão a população durante a manhã, garantindo o acesso a serviços básicos mesmo com o ponto facultativo em Betim.
Os equipamentos com atendimento até as 11h são:
- Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
- Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
- Centro Integrado da Mulher e da Criança (Cimuc)
- Centro de Referência Divino Braga
- Centro de Referência em Reabilitação (CRR)
- Serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)
Por outro lado, as equipes de urgência e emergência permanecem em atividade integral. Ou seja, casos que exijam atendimento imediato continuarão sendo atendidos normalmente, sem qualquer interrupção.
Betim entra no clima da Copa do Mundo 2026
A expectativa pelo jogo do Brasil na Copa do Mundo 2026 já movimenta bares, restaurantes e espaços de convivência em Betim. Ao mesmo tempo, o horário da partida — às 14h — favorece reuniões familiares e encontros entre amigos, já que cai em pleno horário comercial de uma segunda-feira. A decisão da Prefeitura de Betim acompanha o espírito coletivo que toma conta do país em cada jogo da Seleção Brasileira.
Para os moradores que quiserem curtir o jogo fora de casa, vale acompanhar as programações especiais dos estabelecimentos locais. Nesse sentido, muitos bares e restaurantes da cidade devem preparar promoções e telões para receber a torcida. O ponto facultativo em Betim chega, portanto, como um presente para quem quer viver a experiência da Copa com amigos sem se preocupar com o trabalho.





