Aluna do Campus Betim é premiada no encontro Regional de química

A aluna do Campus Betim Emilly Silva, do 3º ano do curso técnico em Química, conquistou destaque no 37º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ/MG), realizado em Ouro Preto (MG). Seu trabalho inovador, voltado para a pesquisa científica, rendeu-lhe o primeiro lugar na modalidade de exposição oral, na área de Eletroquímica e Eletroanalítica. O feito reforça o papel das escolas técnicas na formação de jovens cientistas e impulsiona o desenvolvimento da ciência aplicada no estado.
Inovação e protagonismo estudantil
O estudo, intitulado “Simulações do mecanismo EQEQ utilizando o software Scilab: Aplicações em estudos de otimização”, propõe o uso da tecnologia como ferramenta de apoio à pesquisa científica. Através do software Scilab, a equipe conseguiu simular mecanismos químicos complexos e compreender melhor o comportamento das reações eletroquímicas. Assim, o projeto uniu Química e Programação, fortalecendo a formação científica e tecnológica dos alunos.
Além disso, a iniciativa demonstra que o ensino técnico pode, sim, ser inovador e competitivo. Ao incentivar o protagonismo estudantil, o campus promove experiências que ampliam o aprendizado e despertam a curiosidade por novos desafios.
A importância da pesquisa científica na educação técnica
A pesquisa científica transforma a educação técnica, pois estimula a análise crítica, o pensamento lógico e a criatividade. Dessa forma, os alunos aprendem a solucionar problemas reais e a desenvolver soluções sustentáveis. Em casos como o de Emilly, o envolvimento direto em projetos de pesquisa contribui para formar profissionais mais preparados para o mercado e para a vida acadêmica.
Os professores Fernando Oliveira, Marcel Souza e Silvéria Souza, orientadores do trabalho, ressaltam que o incentivo à pesquisa aumenta o engajamento e desperta o desejo de inovar. Portanto, iniciativas assim fortalecem a integração entre ensino, ciência e tecnologia, resultando em formações mais completas e inspiradoras.
Colaboração que gera resultados duradouros
A conquista de Emilly também se deve à parceria entre o Campus Betim e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por meio do professor Wallans Santos, coorientador do projeto. Essa cooperação mostra que a união entre escolas técnicas e universidades é fundamental para ampliar o alcance da pesquisa científica.

Desse modo, a troca de experiências e conhecimentos cria um ambiente de aprendizado mais rico. Como consequência, surgem novas oportunidades para que estudantes desenvolvam habilidades de investigação e inovação, tornando-se agentes ativos no avanço científico.
Tecnologia como aliada da ciência
Atualmente, integrar pesquisa científica e tecnologia é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos. Ferramentas como o Scilab permitem simulações precisas e acessíveis, reduzindo custos e acelerando processos experimentais. Por isso, o uso de recursos digitais na Química representa um avanço importante, especialmente para instituições públicas que buscam soluções econômicas e eficientes.
Além disso, o domínio dessas ferramentas prepara os alunos para atuar em um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico, onde a análise de dados e o pensamento computacional são diferenciais valiosos.
Incentivar a pesquisa desde cedo é investir no futuro
Valorizar a pesquisa científica desde o ensino médio técnico é investir no futuro do país. Quando estudantes como Emilly têm espaço para explorar ideias e experimentar soluções, toda a comunidade ganha. Assim, cada projeto desenvolvido dentro dos institutos federais reforça o compromisso com a inovação, o conhecimento e o desenvolvimento sustentável.
Para quem deseja conhecer mais histórias inspiradoras de jovens que transformam ideias em resultados concretos, o portal Notícia Aí Empreende reúne exemplos de inovação, empreendedorismo e educação científica.
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