PIX brasileiro é elogiado por Paul Krugman

PIX brasileiro é elogiado por Paul Krugman

O economista norte-americano Paul Krugman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2008, publicou nesta terça-feira (22) um artigo na plataforma Substack elogiando o sistema de pagamentos brasileiro PIX. Intitulado “O Brasil inventou o futuro do dinheiro? E será que chegará para os EUA?”, o texto destaca o sucesso do PIX no Brasil e aponta as dificuldades enfrentadas pelos Estados Unidos para adotar uma solução semelhante.

Krugman chama atenção para a eficiência e abrangência do PIX, que já é utilizado por 90% da população brasileira. Ele ressalta que o sistema realiza transferências em cerca de três segundos, em comparação aos dois dias necessários para liquidação com cartões de débito e até 28 dias com cartões de crédito nos EUA. Além disso, destaca o custo reduzido para empresas: enquanto o PIX cobra em média 0,33% do valor da transação, cartões de débito e crédito cobram, respectivamente, 1,13% e 2,34%.

A análise de Krugman ocorre em um contexto político sensível. Recentemente, o presidente norte-americano Donald Trump criticou o PIX, alegando que o sistema prejudica empresas financeiras dos EUA. Par

alelamente, o Parlamento dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que impede o Federal Reserve (o banco central norte-americano) de desenvolver uma moeda digital própria — algo que, segundo Krugman, se assemelharia ao modelo adotado pelo Brasil.

No artigo, o economista não poupa críticas ao sistema político e institucional dos EUA, fazendo uma comparação provocativa com o Brasil. Segundo ele, “a maioria das pessoas provavelmente não vê o Brasil como um líder em inovação financeira”, mas destaca que a economia política brasileira é “claramente muito diferente” da americana. Ele menciona, por exemplo, que o Brasil leva ex-presidentes que tentam minar a democracia a julgamento — em uma referência implícita ao processo judicial enfrentado por Donald Trump.

Krugman conclui dizendo que o sucesso do PIX serve de exemplo para outros países, mas que os EUA, por enquanto, continuarão travados entre interesses corporativos e ilusões com criptomoedas:

“Outras nações podem aprender com o sucesso do Brasil no desenvolvimento de um sistema de pagamento digital. Mas os EUA provavelmente permanecerão presos a uma combinaç

ão de interesses pessoais e fantasias com criptomoedas.” Veja também

Com informação da Agência Brasil

(Foto: Divulgação/Leigh Bureau)

Please follow and like us:
Pin Share

Lourival Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?