Autoridades brasileiras ficam presas em Israel após ataque ao Irã

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), e outras autoridades brasileiras estão em Israel participando do Muni Expo/Muni Tour 2025, evento internacional voltado para gestão pública, inovação e segurança urbana. A viagem ocorreu a convite do governo israelense, que custeou a ida dos gestores.
Porém, na madrugada do dia 13 de junho, os participantes precisaram se refugiar em bunkers após um ataque de Israel contra o Irã, que gerou ameaças de revide. Como medida de segurança, o governo israelense fechou seu espaço aéreo por pelo menos três dias, deixando os brasileiros sem previsão de retorno.
O evento tinha como objetivo apresentar tecnologias avançadas nas áreas de segurança pública, cibersegurança, planejamento urbano, energias renováveis e gestão de crises. Álvaro Damião destacou que a prefeitura de BH tinha interesse, especialmente, em câmeras inteligentes e sistemas de segurança para a capital mineira.
Além de Belo Horizonte, prefeitos de cidades como João Pessoa (PB), Nova Friburgo (RJ), Divinópolis (MG) e Uberlândia (MG) integram a comitiva. Representantes de outros países da América Latina também participavam do evento, que agora deve ser suspenso devido ao agravamento do conflito no Oriente Médio.
A situação gera preocupação e incerteza quanto à segurança dos participantes e ao momento de retorno dos gestores brasileiros.

