Mobilidade urbana em Betim exige ações conjuntas

A mobilidade urbana em Betim entrou definitivamente na agenda nacional. Nesta semana, o prefeito Heron Guimarães cumpriu uma série de compromissos em Brasília com o objetivo de destravar projetos estruturantes de mobilidade e segurança urbana, capazes de reposicionar a cidade em um novo patamar de desenvolvimento.
Ao lado do procurador-geral do município, Joab Ribeiro, e do deputado federal Reginaldo Lopes, o prefeito avançou em diálogos estratégicos com órgãos federais. Assim, Betim passa a ocupar espaço relevante nas discussões que envolvem infraestrutura, transporte e educação.
Nova mobilidade urbana em Betim deve redirecionar a cidade
A agenda começou pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde Heron Guimarães se reuniu com o diretor-geral Guilherme Theo Sampaio. Na pauta, esteve a possibilidade de alteamento da linha férrea em trechos que cortam áreas densamente povoadas da cidade, construção de viadutos e melhoramento no sistema viário.

Portanto, regiões como Centro, Alterosas e o eixo Imbiruçu–Teresópolis podem ser diretamente beneficiadas. Além disso, a proposta busca reduzir riscos, melhorar a fluidez do trânsito e garantir mais segurança à população.
Segurança ferroviária e impacto urbano
Embora a obra envolva alta complexidade técnica, o diálogo entre Prefeitura, concessionária VLI Logística e ANTT abre caminho para soluções duradouras. Dessa forma, Betim se antecipa a problemas históricos ligados à travessia ferroviária em áreas urbanas.
Consequentemente, o projeto pode transformar a dinâmica da cidade, integrando mobilidade, segurança e desenvolvimento urbano. Assim, o planejamento deixa de ser paliativo e passa a ser estruturante.
Educação e articulação no Palácio do Planalto
Além da mobilidade, a agenda incluiu reunião no Palácio do Planalto com o secretário especial de Assuntos Parlamentares da Presidência, André Ceciliano. O encontro tratou de políticas públicas voltadas à educação de Betim.
Nesse sentido, a articulação reforça que o crescimento urbano precisa caminhar junto com investimentos sociais. Portanto, o diálogo federal se torna essencial para ampliar oportunidades e melhorar a vida da população, o que inclue mais creches, escolas e até uma unidade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Decisões nacionais e a mobilidade urbana em Betim
Com presença ativa em Brasília, Heron Guimarães sinaliza que Betim não ficará à margem das grandes decisões. Pelo contrário, a cidade se posiciona de forma estratégica no cenário nacional.

Assim, cada reunião representa um passo firme rumo a uma Betim mais segura, conectada e preparada para o futuro.
Mobilidade urbana em Betim
Prefeitura abre 21 vagas para residência médica em Betim com bolsas do governo Lula





