Descarrilamento de trem da CPTM causa lentidão em SP

Descarrilamento de trem! Na manhã desta segunda-feira (25), passageiros enfrentaram atrasos e plataformas cheias após o descarrilamento na Linha 7-Rubi da CPTM, em São Paulo. O problema começou ainda de madrugada, quando um veículo de manutenção apresentou falha no truque do último vagão e acabou saindo dos trilhos próximo à estação da Luz.
Operação afetada e mudanças no trajeto
Segundo a companhia, os trens da Linha 7-Rubi circulam somente até a estação Palmeiras-Barra Funda, enquanto os da Linha 10-Turquesa seguem até a Luz. Já na Linha 11-Coral, os trens alternam o ponto final entre Luz e Barra Funda durante o horário de pico.
Plataformas lotadas em várias estações
Com a lentidão, o fluxo de passageiros se intensificou nas estações Brás, Luz e Barra Funda, que registraram aglomeração desde as primeiras horas da manhã. Imagens feitas por usuários e equipes de reportagem mostram plataformas lotadas por volta das 5h50.
Alternativas para os passageiros
Como medida para reduzir os impactos, a CPTM antecipou a operação assistida da Linha 11-Coral até a Barra Funda. Em nota, a companhia recomendou ainda que os passageiros utilizem a Linha 3-Vermelha do Metrô como alternativa de deslocamento.
Histórico de problemas recentes
De acordo com levantamento da TV Globo, este é o terceiro descarrilamento de trem registrado em 2025 nas linhas da CPTM em São Paulo, reforçando as críticas sobre falhas na manutenção da malha ferroviária.
Leia também: CPTM confirma fim do Serviço 710 e separa linhas 7-Rubi e 10-Turquesa